sábado, 7 de abril de 2012

De volta ao Primeiro Amor.


Ap. 2:1-7 – Igreja de Éfeso à salientar o abandono do Primeiro Amor.
Ap. 3: 15 – Conheço as suas obras à morno (nem frio nem quente).

As cartas destinadas às igrejas do apocalipse, foram escritas para mostrar a realidade de cada igreja, representado épocas distintas na história secular mundial.
Destaca-se salientar que A igreja de Éfeso, bem como a de Laodicéia trazem advertências que se destacam na igreja de hoje.
Há duas ênfases aqui: 1- Perda do Primeiro amor, 2- Obras mornas
Ambos estão intimamente ligados, pois a perda do primeiro amor nos leva a produzir obras mornas.

O que nos faz perder o primeiro amor?
1- Pecado à
O pecado é um laço armado pelo inimigo, no qual muitas pessoas caem. O pecado no meio da congregação é atrativo para demônios, causador de bloqueios e um grande obstáculo ao fluir do Espírito. O pecado nos faz esfriar espiritualmente, nos faz distanciar de Deus. (Is 59:2). Precisamos nos livrar de tudo o que nos atrapalha e do pecado (Hb 12:1). Precisamos nos voltar para Deus.
2- Presente século à (Rm. 12:2).
O presente século, influenciado principalmente pelos grandes grupos massificadores da comunicação, tem exercido influência nas igrejas, produzindo vidas corrompidas espiritualmente, completamente sujeitas aos lixos que o diabo tem colocado no ar ou nos jornais. Toda essa massificação do diabo tem esfriado os corações, levando a igreja a afastar-se do alvo certo, levando-a a ser uma igreja secularizada, que não oferece resistência ao diabo. “Povo controlado, povo dominado”.
3- Falta de Intimidade à (Rm 12:1).
O apostolo Paulo nos faz um pedido ardente e apaixonado para que a integralidade do nosso ser seja envolvida na Adoração e culto a Deus: a nossa mente, o nosso espírito, cada membro do nosso corpo, os sentimentos, as emoções, a consciência, bem como cada partícula que compõe o nosso corpo.
Todas as dimensões do humano devem fazer parte do culto e da adoração a Deus.
Quando falta intimidade com Deus, falta tudo. Deus criou o homem para ser Sua habitação na terra, nos somos o vaso onde o Espírito Santo habita. Intimidade precisa e deve ser praticada. (Sl 25:14) “A intimidade do Senhor é para os que o Temem...”.
Intimidade com Deus deve ser o nosso estilo de vida.

Deus nos chama à restauração, e esta tem de nos levar de volta ao Primeiro Amor. (primeiras paixões espirituais, o começo de nossa vida intima com Deus, a paixão, o amor, o namoro, os beijos, os abraços, os afagos).

Ap. 2:5 à “Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio...”.
Deus nos chama ao arrependimento e à mudança de direção em nossas vidas, voltar ao primeiro amor, voltar à intimidade, voltar ao propósito inicial.

Pr. Paulo Roberto Oliveira Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário