domingo, 2 de junho de 2013

A MISSÃO DE ABRAÃO
Introdução
Deus levantou servos seus para estabelecer uma grande missão sobre a terra, um dos maiores, foi Abraão, chamado pai da fé, quando Deus decide formar uma nação chama a Abraão, o envia a uma nova terra e lhe faz as seguintes promessas:
 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Gênesis 12:2 
1.     de ti farei uma grande nação,
2.    e te abençoarei,
3.    e te engrandecerei o nome.
(lhe dá um mandamento) Sê tu uma benção (Gn 12:2). 

Assim Deus deixa claro o seu propósito de formar uma nação para si. Mas isto não é simplesmente para que exclusivamente este povo seja abençoado e sim para que este novo povo fosse uma benção aos outros povos da Terra.
Depois de dar a Abrão o imperativo de ser uma benção, dá a ele a dimensão de tal imperativo: "em ti serão benditas (abençoadas) todas as famílias da terra" (Verso 3).
         O que temos aqui? Deus prometeu a Abraão uma grande descendência, uma bênção e um grande nome. Então lhe diz que nele todas as famílias da terra deveriam ser abençoadas. Ficam, então, duas perguntas muito importantes: como Abraão abençoaria todas as famílias da Terra e que benção é esta a qual Deus se refere?

Vejamos o que diz Gálatas 3 sobre isto:
·         Verso 7 - "Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão" (então a benção vai além do parentesco carnal, e é espiritual).
·         Verso 8 - "...em ti serão abençoados todos os povos" (então esta benção espiritual é extensiva a todos os povos).
·         Verso 9 - "De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão" (ou seja, a fé é o modo de todos os povos da terra serem atingidos pela benção prometida a Abraão).
·         Verso 14 - "para que a benção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos pela fé o Espírito prometido" (concluímos que a benção prometida a Abraão é a benção da Salvação em Cristo Jesus, Justificação, Verso 8, e habitação do Espírito Santo, Verso 14).

1. Teve que acreditar no impossível, ter filhos na velhice.
E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho. Gênesis 21:5
 A Missão que passa pela prova do impossível

2. Sair de casa
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Gênesis 12:1
A missão que te tira do lugar de conforto.

3. Sair da tenda
Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. Gênesis 15:5
 A missão que aumenta o raio de visão, e nos faz enxergar longe e sonhar alto

4. Entregar seu filho
E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.  Gênesis 22:1-2
A Missão que nasceu de um sacrifício, Abraão matou o seu filho psicologicamente.

5. Ser pai de multidões
Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;           Gênesis 17:1-4  
 A Missão que gera filhos espirituais, fruto de um relacionamento de amor com Deus.


         Que Deus possa te fazer repensar na sua missão, e que essas lições da Missão de Abraão, venham despertar em ti, a tua missão aqui na terra.

Em Cristo,

Fonte: Robert Amorim, Apóstolo. www.igrejaenviar.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário