domingo, 2 de junho de 2013

Corpo Ajustado
Texto Básico: Efésios 4:15-16
Introdução:
“... Dele, todo corpo ajustado...”
1.      Cresce – Multiplica e amadurece.
2.      Edifica-se a si mesmo – ajudando e compartilhando.
3.      Cada parte realiza sua função – Cada membro sabe o que deve fazer e o faz.
            Um corpo é formado por membros, cada membro por sua vez possui funções diversas, mas todos os membros unidos formam um corpo, caso contrário não seria um corpo.
            Se um corpo é formado por membros, então entendemos que todos os membros contribuem para que o corpo cresça, edifique-se e realize a sua função.

            I Coríntios 12:12-31 (Diversidade na unidade). O apóstolo Paulo faz algumas considerações em relação ao corpo (igreja local)
·         O corpo é uma unidade
·         O corpo tem muitos membros
·         Todos os membros formam um só corpo
·         O corpo não é feito de um só membro
·         Deus colocou cada um no lugar certo dentro do corpo segundo a Sua vontade
            Se uma pessoa é chamada por Deus para uma função específica, então não pode querer ter outra função.
Ex.
Se Deus me colocou como porteiro na igreja, não posso tomar as decisões de pastor, amenos que Deus me leve a crescer dentro da igreja para o ministério pastoral, sendo assim preciso ter um chamado específico. Um pastor pode assumir a função de porteiro, mas o porteiro não tem ainda condições de ser o pastor da igreja.
Se cantar no louvor é o meu dom, não posso querer exercer a função do professor da escola dominical, amenos que tenha conhecimento adequado da área.

Veja que nos versículos 28 a 30 deste texto. Paulo explica direitinho que Deus estabeleceu a ordem hierárquica, e de distribuição de dons na igreja. Note que não se fala de tudo, mas nos dá um parâmetro para dizer que tudo deve ser realizado na igreja de maneira correta.
            “Pessoas certas nos lugares certos pelos motivos certos”, este é o lema principal da rede ministerial, um ministério que tem ajudado muitas igrejas a se estruturarem e crescer.
Temos que entender que é um perigo muito grande, principalmente para a igreja, se cada membro querer exercer a função que é de outro, sem cumprir a sua própria função. O pé não pode querer ser mão, o dedo não pode querer ser o olho e assim vai.

I Coríntios 1:10 (Divisões na igreja), Paulo nos adverte a:
1.      Concordar uns com os outros
2.      Ser unidos num só pensamento e num só parecer.

O grande problema da igreja hoje é que ela esta dividida, cada um pensa como quer e faz como bem lhe parece. Não sabem que isto pode levar a estar debaixo de maldições. Juízes 21:25 diz: “...Cada um fazia o que lhe parecia certo.”

Se somos corpo, precisamos viver como corpo.
Precisamos aprender a cuidar de cada um para gerar unidade
Um corpo unido não pode ser destruído.


Pr. Paulo ROBERTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário